Apresentação do Blog

Desejamos que esse blog atenda ao interesse de troca com nossos leitores, abrindo espaço para conversas, esclarecimentos, mas também seja um divulgador do nosso trabalho de mais de trinta anos como psicólogas e psicanalistas. Dirige-se especialmente aos que ocupam a função de educar, seja como pai, mãe, avós ou professor.

 
Pretendemos aqui partilhar nossas reflexões, resultado do atendimento clínico de pais, crianças e adolescentes, e de contato com professores em escolas. Educar é a ação de inserir um novo ser no meio social e cultural. É sustentá-lo por meio de cuidados e referências familiares e sociais para que ele se constitua como “um” sujeito e ocupe seu lugar na continuidade da humanidade.

Numa sociedade complexa como a nossa, marcada por profundas divergências de valores, desigualdades sociais e culturais, mudanças ocorrendo num ritmo rápido como nunca visto antes na história, as dificuldades para exercer a função de educador são enormes.

Frequentemente o educador se perde diante das várias posições propostas por tantas referências educacionais. Entre o autoritário e o liberal, entre o rigor e a aceitação, entre a proteção e a autonomia, entre o controle e a permissão, é difícil encontrar um eixo que sirva de direção para as ações no cotidiano.


Queremos que esse seja também um espaço onde os “educadores” possam formular suas dúvidas, incertezas, certezas, compartilhar experiências. Esperamos contribuir para que as reflexões se ampliem, gerando novas alternativas. Acreditamos contribuir assim, não para mais uma proposta educacional, mas para a busca de uma posição própria, constituída pela singularidade de cada educador, que o ajude a nortear sua ação em diferentes situações.




Helena Grinover e Marcia Arantes