Programas


 
Orientação de Pais

  • De que se trata

O programa enfoca a singularidade de cada situação, sem regras pré - estabelecidas, uma vez que parte do pressuposto de que a postura adequada em relação aos filhos não se define a priori, mas depende da compreensão de cada situação específica.
O trabalho mantém o foco nas questões do relacionamento com os filhos, buscando detectar onde estão  as dificuldades, ajudando os pais a discriminar e a assumir as funções paterna e materna.

  • Benefícios

É um trabalho de pouca duração com efeitos preventivos  e mudanças rápidas, uma vez que muitas manifestações das crianças são reações à forma com os adultos estão  respondendo  à elas.  Por vezes, assim que os pais passam a responder de outra maneira a criança ou o adolescente pode mudar. 
Os efeitos  na dinâmica  e no clima emocional familiar são positivos.  Em vários casos consegue-se a remissão do sintoma nos filhos.

  • Forma de atendimento

O trabalho se desenrola em sessões semanais com os pais, por um período médio de 2 meses  (alterável  de acordo com o interesse ou necessidade).


Parceria com escolas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio

O trabalho é realizado em grupos de conversas com  os pais.

Enfoca a difícil missão de educar nos dias de hoje sem regras pré-estabelecidas, uma vez que parte do pressuposto de que a melhor postura em relação aos filhos não se define a priori, mas surge da percepção e do entendimento próprio de cada situação.

São conversas sobre o relacionamento com os filhos que permitem aos pais verem de novas maneiras alguns aspectos de seus dos filhos e mudarem de posição ao assumirem as funções paterna e materna. Esse trabalho torna mais fáceis  alguns momentos críticos que sempre surgem nas relações familiares.

Os temas de cada encontro são definidos a partir de diálogo entre nós e os orientadores da Escola. Esse diálogo permitirá estabelecer junto com a escola um diagnóstico das situações difíceis do momento e a relevância e prioridade dos assuntos a serem tratados.

  • Benefícios

Nossa prática tem demonstrado grandes benefícios nesse tipo de abordagem que por ser pontual provoca mudanças imediatas e significativas. Em vários casos há a remissão de sintomas nos filhos.
Os problemas que são vividos pelos pais, muitas vezes como pesados e difíceis de resolver, assumem outra proporção quando discutidos e compreendidos em grupo. O efeito é de alívio da angustia e descoberta de novas alternativas para soluções mais felizes, que proporcionam crescimento psíquico para a família toda.

  • Forma de atendimento

O trabalho  se desenvolve em encontros semanais  de uma hora e meia de duração, com  grupos de  pais, por um período médio de  3 encontros  (alterável  de acordo com o interesse ou necessidade).


Parceria com escolas de ensino superior

Plantão Psicológico em Institutos de Ensino Superior.

O ingresso do aluno numa IES é marcado por uma constelação de aspectos sociais e pessoais que exercem grande influência no seu destino universitário.

Para a  maioria dos alunos trata-se de uma conquista onde se delineiam os primeiros passos da construção do futuro profissional. O quadro pessoal é marcado por alta expectativa, pressão interna ou familiar e social.

Freqüentemente, há um hiato entre a escolha idealizada que povoa a mente do adolescente, e a realidade com a qual começa a se defrontar no inicio dos estudos superiores.

Muitas vezes os primeiros meses ou o primeiro ano decepcionam porque são confrontados com planos e expectativas idealizados, irreais. Não por acaso, é o momento das evasões e conflitos com a escola. Esse contexto torna o aluno vulnerável, com baixa tolerância à frustração e incerto de suas escolhas. Esse é o terreno propício para se deflagrar uma crise que freqüentemente termina  em saídas equivocadas que não solucionam, mas retardam o caminho da profissionalização. A persistência e permanência no projeto em curso dependerão da forma como se resolverá a crise.

  • Elementos que compõe o contexto  da crise na entrada do ensino superior

A-    Características da adolescência
1.            Assunção de uma identidade própria
2.            Sonhos de um projeto profissional
3.            Idealização de missão pessoal
4.            Abandono dos ideais infantis
5.            Relacionamento interpessoal - preferência para grupos não familiares
6.            Mudança no relacionamento com o grupo familiar

B-    Pressões que atuam no início do curso
1.            Grande expectativa e idealização
2.            Desejos dos familiares e carências sociais.
3.            Choque com as diferenças em relação ao ensino médio
4.            Competição entre futuros colegas de profissão

C-    Principal desafio da nova posição estudantil:
1.            Construção do projeto profissional
2.            Conhecimento dos valores e ideais que impulsionam o desejo profissional
3.            Construção do esboço de uma missão pessoal
4.            Desenvolvimento das competências técnicas necessárias
5.            Desenvolvimento da capacidade de inserção no mercado de trabalho equilíbrio emocional, bom relacionamento interpessoal, atitudes adequadas.

D-    Motivos para uma saída equivocada desta crise
1.            Decepção em relação ao curso pela quebra das idealizações
2.            Atribuição dos sentimentos de impotência à escola e arrependimento.
3.            Falta de crença nas próprias competências e habilidades.

E-    Construção da saída criativa.
1.            Propiciamos ao aluno em crise, a oportunidade de ser ouvido no momento de eclosão    da angustia.
2.            A escuta tem condições de ajudá-lo a reavaliar suas queixas, posicionar suas expectativas, elaborar as frustrações, conectar seu projeto de futuro com o presente e reduzir o hiato entre as idealizações e a realidade.

  • Benefícios para o aluno

A-    Redução do nível de ansiedade.
B-    Aprimoramento da construção de sua escolha.
C-    Aumento do compromisso com o curso.
D-    Redução de evasão determinada por impulso ou intolerância à frustração.

  • Benefícios para a instituição

A-    Redução de evasão por impulso ou equívoco na análise da situação
B-    Maior credibilidade dos alunos na parceria com a escola.
C-    Diminuição de trabalho para os funcionários
D-    Melhoria do clima na Instituição
E-    Redução dos problemas de relacionamento interpessoal
F-     Coleta de dados para diagnóstico institucional

  • Ação

Propomos realizar plantão de atendimento a alunos de primeiro ano que estejam enfrentando situações como:

A-    Descontentamento com o currículo escolar
B-    Dificuldade de relacionamento com colegas ou professores
C-    Dúvidas em relação à escolha profissional
D-    Crises pessoais que afetem o rendimento escolar
E-    Sentimentos de desanimo e solidão

A carga horária dos plantões será moldada segundo as necessidades da instituição.

  • Relatório para a Diretoria da Escola

Estes contatos com os alunos nos permitem uma análise rica das percepções que eles têm da escola como instituição de ensino, dos professores e funcionários. Sugestões para abordar situações, assim detectadas, são úteis exatamente porque vêm da visão de profissionais que estão fora do âmbito institucional.  Novos elementos vêm se somar aos conhecimentos que a escola já possui. A análise sempre será feita sem revelar o material pessoal e sigiloso das conversas com os alunos.


Vitalização do Trabalho

Trata-se um programa desenvolvido para líderes, executivos e profissionais que estão atravessando um período de desvitalização na relação com o trabalho. Esta desvitalização se traduz em falta de motivação e entusiasmo, sentimentos de tédio, peso e rotina sem sentido, queda de criatividade e eficiência, ou através de problemas de saúde, por exemplo, e várias outras  formas peculiares e individuais de reação. Situações desse tipo devem ser tratadas e resolvidas, pois têm amplo poder de irradiação, refletindo negativamente em todo o grupo de liderados e colaboradores.

Propomos, para lidar com esse tipo de dificuldade, um atendimento individual que se constrói sobre o caminho único da história de cada profissional, recuperando as forças psíquicas que o levam a ser potente e realizador de seus ideais.

O resultado, que varia evidentemente em cada pessoa, deverá ser uma nova relação com o trabalho, revitalizada, com menos stress, que instiga e desafia o profissional, para que o presente seja um momento dentro de uma trajetória que agora aponta um futuro significativo e estimulante. Assim se implanta um trabalho que convida com vida.

A construção do programa está baseada em pesquisa que realizamos junto a executivos. Nossa experiência clínica de mais de 30 anos nos permite conduzir o processo ativamente na direção dos desejos e  necessidades dos clientes utilizando teorias psicanalíticas, mas trabalhando com tempo determinado e etapas bem definidas.