terça-feira, 1 de maio de 2012

Mais sobre defesa

Um prezado leitor comentou nosso post 'Meu filho precisa se defender!' escrevendo o seguinte:  O tema é polêmico.  Criança que apanha continua apanhando ou dependente da decisão de outros quando for adulta?
A questão nos levou a considerar outros aspectos do assunto. O fato de uma criança estar frequentemente apanhando deve preocupar seus educadores. O mesmo pode ser dito a respeito das que costumam bater nos companheiros. É importante entender o que está acontecendo, uma vez que ambas estão trilhando caminhos perigosos... Sempre que uma ação se repete, causando sofrimento ou  prejuízo à criança, os adultos têm que intervir e ajudá-la a parar de repetir.
Aquela que apanha estará provocando, despertando a ira dos demais?  Estará sendo submetida por crianças maiores? Não consegue conversar e compartilhar, e isso a leva a invadir o espaço alheio?  A que bate insistentemente estará presenciando ou vivendo situações de agressão física ou outro tipo de violência? Será que sua linguagem é insuficiente e por isso parte para o ato? Faltam limites? Muitas vezes a mesma pergunta pode lançar luz sobre o que se passa dos dois lados do conflito. 
A ajuda dos adultos deve interromper a repetição e levar as crianças a encontrar uma atitude própria para sair desse lugar fixo, onde só se deparam com a dor de apanhar ou bater.
A pessoa que as auxilia nessa empreitada, na medida em que promove recursos para defesa, estimula a independência , de maneira que sua proteção pouco a pouco pode ser retirada. O objetivo final é colaborar para o desenvolvimento de  relacionamentos mais livres e equilibrados.
Tudo isso dá trabalho e os resultados  raramente são imediatos. Mas, é bom lembrar, trata-se de um percurso que começa em atitudes semeadas na primeira infância para terminar na existência de um adulto apto a exercer sua cidadania, conhecedor de seus direitos e deveres, menos propenso a aceitar ou cometer uma violência.

Helena Grinover e Marcia Arantes
http://vivazpsicologia.blogspot.com.br/p/servicos_22.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário