Antônio tem dois anos e gosta muito de brincar com uma bonequinha de pano que era de sua irmã. Abre as pernas da boneca, diz que ela fez xixí, limpa, troca as fraldas, dá a chupeta...Sorte dele que herdou os brinquedos da menina.
A curiosidade em relação ao corpo se inicia com a observação e exploração dos seus orifícios. O primeiro é a boca, seguido por aqueles da eliminação de urina e fezes. Depois, vêm os genitais e, juntamente com essa etapa da pesquisa corporal, as crianças se colocam grandes questões sobre a vida: de onde eu vim, quem sou eu ou quem são meus pais, para onde vou.
Todos nós experimentamos certo deslumbramento com a investigação do universo e de nossas origens. Assim se atiça um trabalho de busca que acompanha os humanos ao longo dos anos, movidos pelo desejo de saber. A aprendizagem, tão relevante no aproveitamento escolar, está diretamente ligada a essa vontade de conhecer.
Graças aos brinquedos, as crianças têm acesso a uma parte do mundo que de outra maneira seria impossível manipular e explorar. Quando Antonio brinca com a boneca, um 'pequeno ser semelhante', pode fazer livremente, no campo da fantasia, tudo o que não convém que faça na realidade, ou seja, no corpo das pessoas e dele mesmo.
É importante que os pequeninos meninos e meninas possam ter bonecos, bonecas, mamadeiras, chupetas, para que reproduzam os cuidados que recebem dos adultos e se encantem com as cenas e pensamentos que o corpo humano lhes desperta.
Helena Grinover e Marcia Arantes
Helena Grinover e Marcia Arantes
Excelente abordagem, Helena. É uma quebra de preconceito saber que meninos podem brincar com bonecas e meninas podem brincar de carrinhos, pois essa fantasia não passa de observação do que acontece à sua volta e não tem nenhuma relação com homossexualismo, como muitos podem imaginar.
ResponderExcluirAdriano, obrigada por sua participação.Sim,a constituição das opções sexuais são bem mais complexas
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